Quando um condomínio é consciente sobre medidas que beneficiam o meio ambiente, como a coleta seletiva, o conhecimento passa por todos os moradores e pode ser multiplicado, representando um ganho ambiental considerável.
A cultura do consumo é a principal responsável pela geração de cada vez mais lixo. Atualmente os seres humanos geram uma quantidade de resíduos que está além do que a natureza pode suportar sem qualquer dano. Outro agravante é o tempo de decomposição de materiais como plástico, vidros e metais: eles são produzidos em grande escala e demoram séculos para se decompor.
Para solucionar este problema foi criada a reciclagem, a transformação de materiais usados em novos produtos. Muitas cidades contam com ONGs e cooperativas que fazem o recolhimento destes resíduos sólidos para passarem pelo processo de reciclagem, mas esse processo começa dentro de casa com a coleta seletiva. Quando uma família adota o hábito de separar o lixo, contribui bastante para a preservação do meio ambiente. Já pensou no ganho ambiental quando todo um condomínio adota este hábito?
Veja também: MMA
Como criar hábito de coleta seletiva no condomínio?
Antes de tudo, é preciso conscientizar todos os condôminos sobre a importância do novo hábito. Para isto, devem ser organizados eventos: palestras ou outras atividades mais dinâmicas que possam envolver várias faixas etárias. Também é importante distribuir cartazes explicativos nas áreas de grande circulação.
É fundamental ainda que funcionários do condomínio e das unidades sejam conscientizados. Uma alternativa interessante é treinar os funcionários do condomínio e criar uma dinâmica para que eles repassem os conhecimentos principais para os funcionários das unidades.
Para introduzir o hábito aos poucos, a coleta pode começar a ser feita separando somente o lixo reciclável do orgânico. Quando este hábito já fizer parte da rotina dos moradores, o condomínio pode começar a incentivar a separação dos resíduos sólidos por tipo: papel, vidro, metais, lixo orgânico e rejeitos (papel higiênico, absorventes, cotonetes etc).
O trabalho feito junto com as crianças também pode trazer resultados incríveis, já que este é um conhecimento amplamente difundido nas escolas. Criar atividades que envolvam as crianças e as incentivem a participar pode garantir o sucesso da implantação da coleta seletiva no seu condomínio.
E você, se interessou pelo assunto ou já o coloca em prática no seu condomínio? Tem alguma dúvida ou alguma dica? Conta para a gente nos comentários!