A coleta seletiva é a coleta dos resíduos orgânicos e inorgânicos, secos e úmidos, recicláveis e não recicláveis, previamente separados. A separação é feita por meio de lixeiras com cores diferentes, que indicam quais os materiais recicláveis (vidro, metal, papel e plástico) devem ser separados do lixo comum na hora do descarte. Além de evitar possíveis riscos aos lixeiros ao misturar objetos cortantes ao lixo comum, a coleta seletiva traz benefícios, como:
- Economia de recursos naturais, pois ao mandar os materiais recicláveis para a indústria diminuímos a quantidade de matéria prima que extraímos do planeta.
- Economia de água e energia, com a reciclagem do papel, por exemplo, o consumo de água cai de 100.000 litros/toneladas para 2.000 litros/toneladas e há uma economia de energia de 50% a 80%.
- Geração de renda, no Brasil estima-se que 200 mil pessoas vivem exclusivamente de coleta e venda de latinhas de alumínio.
Incentive a coleta seletiva no seu condomínio.
A comunicação é o principal meio para o sucesso, 3 questões devem ser observadas antes de iniciar a campanha:
- Local de armazenamento – É necessário que se tenha um ambiente limpo e fechado para evitar o mau cheiro e entrada de bichos que possam trazer contaminação. Uma saída usada em alguns condomínios é o uso de containers de plástico.
- Muito cuidado com papeis e plásticos – são materiais de alta combustão que podem causar incêndios.
- Treinamento para os responsáveis – Os responsáveis por manipular os materiais, como os profissionais de limpeza, devem receber treinamento, usar equipamentos adequados, receber o pagamento por insalubridade e adotar medidas para evitar ferimentos e incidentes mais graves.
Aprofunde-se: Condomínios Verdes
Veja também: O uso excessivo de Papel
E no seu condomínio? Vocês realizam a coleta seletiva do lixo? Conta pra gente! Aproveita e assina a nossa Newsletter pra não perder mais nenhuma matéria.