O gás liquefeito de petróleo – GLP é um derivado do petróleo altamente inflamável. Apesar da sigla não ser muito conhecida, ele está presente na maioria das residências, mas chamado de “gás de cozinha”, nesse artigo vamos abordar como evitar vazamento de gás.
O vazamento deste gás pode causar acidentes gravíssimos e são mais comuns do que podemos imaginar, no entanto os cuidados para evitá-los são pouco divulgados. Segundo dados do Corpo de Bombeiros (193 de São Paulo), em apenas um ano foram registrados 4.055 casos de acidentes causados por vazamento de GLP na capital do estado.
A gravidade dos acidentes também é muito alta: quando não causam morte, podem levar à perda de membros ou outras sequelas das queimaduras e aspiração do gás. Em condomínios, o problema aumenta devido à alta concentração de residências e, consequentemente, de vidas expostas ao risco.
O que causa vazamento de gás?
Diversos fatores podem levar ao vazamento de gás e entre os principais estão:
- Uso de equipamentos indevidos;
- Falta de fiscalização das tubulações de gás;
- Armazenamento indevido dos botijões;
- Manuseio feito por pessoas despreparadas;
- Falta de manutenção preventiva feita por empresa especializada.
Como evitar vazamento de gás?
Por ser um problema comum e representar um perigo constante, o Corpo de Bombeiros – 193 desenvolveu uma cartilha com dicas importantes para evitar vazamento de gás. Confira:
- Quando há uso de botijões, estes devem ser manuseados com cuidado, evitando quedas e pancadas que danifiquem o material;
- Os botijões devem ser armazenados em locais limpos e bem ventilados, longe de óleo e graxa e protegido de ações do tempo e outras fontes de calor;
- É fundamental que seja feita uma manutenção preventiva de sistemas de distribuição de gás. Especialistas recomendam que elas sejam feitas anualmente por empresas especializadas;
- A central de gás dos condomínios deve ser feita de acordo com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, evitando proximidade com ralos, com isolamento feito por grades, redes de distribuição longe de instalações elétricas, etc;
- A válvula e a mangueira devem possuir identificação do Inmetro, outro tipo de material não deve ser utilizado;
- A validade da válvula que leva o gás ao fogão deve ser respeitada;
- Em casos de qualquer suspeita de vazamento de gás, a empresa distribuidora ou, em casos mais graves, o Corpo de Bombeiros – 193 deve ser acionado.
E se você detectar um vazamento na sua casa ou condomínio, sabe o que fazer? Aprenda aqui.
E você, tem outra dica para acrescentar à nossa lista? Conta para a gente! Aproveita e assina a nossa Newsletter para continuar recebendo dicas.