Economia de Energia é um dos maiores assuntos devido ao acréscimo na conta de luz tem ocorrido frequentemente desde 2015, além de ter um grande peso no bolso, é o grande vilão da natureza. Como a energia gera grande impacto nas contas, vamos dar algumas dicas para economizar energia no seu condomínio:
Economia de Energia com sensores
Instalação de sensores de presença nas áreas comuns como corredores e garagem podem gerar economia de até 60%, e ainda como utilizam infravermelho para acionar a iluminação, quando são associado à lâmpadas eficientes, pode-se chegar a redução do consumo das partes comuns em até 80%.
Economia de Energia nas lâmpadas
Substituição da lâmpada comum pela econômica (como as de LED ou fluorescentes).
A fluorescente é mais eficiente que a incandescente e não gera calor. Sua vida útil é de 10 mil horas é dez vezes mais que a lampada convencional, porém, a mesma pode custar até cinco vezes mais que incandescente e possui mercúrio na sua composição o que prejudica a natureza em caso de contaminação da água ou solo.
A LED é doze vezes mais eficiente que a incandescente e pode reduzir a conta energia em até 90%, não emite raios ultravioletas, não tem calor e não contém mercúrio como as fluorescentes. Seu custo pode variar seu preço pode é mais alto que a fluorescente, porém o tempo de duração, economia e custo-benefício compensam, além da vida útil de 50 mil horas.
Economia de Energia nos elevadores
Propor na assembleia do condomínio que haja uma escala dos elevadores, como desligar o elevador de serviço em horários de menor movimento (madrugada por exemplo).
Economizando energia com a pintura
Pintar ambientes interno com cores claras demandam menos luz durante o dia.
Baixe esse documento modelo para fixar no seu condomínio ajudando moradores com dicas e alertando da importância de se economizar energia.
Você tem mais alguma dica para ajudar na economia de energia do seu condomínio? Conta pra gente nos comentários. Aproveita e assina a nossa Newsletter para não perder nenhum artigo!