Home office em condomínios, o que pode e o que não pode?Blog Hive
Home office

Home office em condomínios

Home office tem se tornado cada dia mais comum em condomínios, o que gera diversas discussão em assembleias, normalmente relacionado à abusos e segurança. Seguindo o Regimento Interno e tendo bom senso, vários problemas que home office geram, podem ser amenizados.

Quem pode fazer Home office?

Lembrando que a finalidade ao qual a sua unidade é destinada é levado em conta em caso de problemas relacionados à Home office, a predominância do uso da unidade ainda precisa ser residencial. Serviços que não incomodem os vizinhos ou que não onere o condomínio, como consumo excessivo de água, luz ou gás, não tem motivos para que a síndico impeça as atividades.

Vários condomínios já estão se adaptando a essa nova forma de serviço e criando áreas para reunião e locais de trabalho com alugueis de áreas e controle de clientes. Sabendo que a tendência a home office vem crescendo a cada dia, os síndicos devem tentar resolver os problemas relacionado a isso de forma coerente e com bom senso.

O que não pode no Home office?

– Serviços que cause a sobrecarga do porteiro com grandes quantidades de correspondência;

– Grande fluxo de visitantes, podendo comprometer a segurança do condomínio;

– Serviços que utilizam água, luz ou gás, sendo os mesmos divididos entre os outros condôminos;

– Serviços que façam muito barulho, ou cause fortes odores.

O síndico pode barrar a atividade caso julgue que a mesma esteja infligindo o Regimento Interno ou a convenção condominial, ou que o serviço esteja colocando em risco a saúde, segurança e bem-estar dos outros moradores. Porém, em primeiro momento, o síndico deve conduzir a situação conversando com o morador em questão para chegar a um acordo. Em casos mais extremos, o síndico pode advertir, multar ou até mesmo entrar com uma ação judicial até a atividade ser cessada.

Quer melhorar a administração do seu condomínio? Conheça o Hive.

E você, faz home office ou conhece alguém que faça? Tem uma experiência ou dica que queira compartilhar? Conta para a gente! Aproveita e assina a nossa Newsletter para não perder nada.

Call to action