Síndico precisa atender 24 horas? O horário do síndico.Blog Hive
Síndico

Síndico precisa atender 24 horas?

Existe um condômino dando festa até altas horas da madrugada? Os vizinhos vão logo bater na porta do síndico. As crianças quebraram a janela do apartamento do primeiro andar ao jogar bola no playground? Avisem o síndico. Apareceu algum imprevisto na troca de funcionários da portaria? O síndico precisa ficar sabendo. As funções de um síndico são muitas e às vezes bastante complexas. Ele tem que estar disponível para gerir os gastos e tomar decisões importantes em prol do condomínio, porém será que ele precisa estar acessível para as pessoas 24 horas por dia?

Se você pensa em ser ou já é síndico de seu edifício, não se sinta desanimado. Confira o post a seguir e aprenda como melhor administrar seu tempo no exercício da função.

Síndico, parte do tempo deve ser destinada a atender as demandas

De fato, não existe qualquer legislação que obrigue o síndico a ficar disponível ininterruptamente. Entretanto, ele é o representante legal do condomínio e precisa ficar a par das coisas que acontecem no local o mais rápido possível. Portanto, é imprescindível que os candidatos a síndico analisem se serão mesmo capazes de cumprir seus deveres no cargo e atender, ainda que moderadamente, aos anseios e interesses dos outros condôminos no momento em que as divergências e questões surgirem.

Não existe horário ou método perfeito para atender aos condôminos

Quando o síndico também mora do prédio, é importante ter jogo de cintura para que os relacionamentos com os outros condôminos não se tornem conflituosos. Dessa forma, é preciso ter paciência ao estabelecer um horário fixo para fazer o atendimento aos moradores. Pode ser que o período proposto não coincida com o tempo livre de todos os condôminos, gerando insatisfação. Em contrapartida, se o síndico não o fizer, corre o risco de ao retornar para casa após um longo dia de trabalho, ter que lidar com dezenas de chamadas ao interfone ou à campainha. Assim, não consegue descansar e não vai fazer bons serviços — nem como síndico, nem na empresa onde trabalha.

É ideal definir horários de atendimento já na Assembleia de Eleição

Existem algumas boas saídas para lidar com essa situação. Se o síndico fizer constar em ata os dias da semana e os horários que pode atender aos condôminos, já na mesma assembleia em que foi eleito, será mais fácil para todos assimilarem essa informação. É interessante abrir outros canais de contato também, como a criação ou manutenção de e-mail do condomínio, ou ainda a distribuição do número pessoal de telefone celular, se for o caso, para assegurar uma comunicação mais ágil. Pode-se estabelecer também que o zelador ou a empresa que administra o prédio estarão autorizados a cuidar de algumas adversidades ou intermediar certas ocorrências.

Deve-se alertar para o bom uso do livro de ocorrências, mas também deixar claro que em casos extremos ou emergenciais o síndico está disponível para atender tais circunstâncias. Use as áreas comuns, como o salão de festas, sempre que possível para fazer as reuniões e esclarecimentos aos condôminos.

Instalar um quadro de avisos e comunicados pode ajudar

É muito prudente que o síndico faça uso de quadros de avisos ou painéis onde possa pendurar notícias e informações diversas do condomínio. Isso otimiza a comunicação interna já que uma dúvida ou reclamação de determinado morador pode ser a mesma de outros, portanto, um sistema de comunicação coletiva como esse evita múltiplos atendimentos a respeito do mesmo assunto.

Vale frisar que um bom síndico, além de saber ouvir e ter um pouco de flexibilidade de horários, deve estar disposto a atender os condôminos e mediar bem os conflitos entre vizinhos. Procure agir com bom senso para não ter desgastes e evitar conflitos com pessoas com quem você sempre se deu bem.

Conheça o nosso sistema de administração de condomínios que auxilia os síndicos e as chamadas ao mesmo. Saiba mais sobre o Hive.

E então, como tem sido a sua experiência como síndico em seu prédio? Você tem alguma dica para compartilhar com os outros leitores? Deixe seu comentário, assine a nossa Newsletter para receber as novidades e continue acompanhando o nosso blog!

Call to action