Blog Hive

Síndico precisa atender 24 horas?

Síndico

Existe um condômino dando festa até altas horas da madrugada? Os vizinhos vão logo bater na porta do síndico. As crianças quebraram a janela do apartamento do primeiro andar ao jogar bola no playground? Avisem o síndico. Apareceu algum imprevisto na troca de funcionários da portaria? O síndico precisa ficar sabendo. As funções de um síndico são muitas e às vezes bastante complexas. Ele tem que estar disponível para gerir os gastos e tomar decisões importantes em prol do condomínio, porém será que ele precisa estar acessível para as pessoas 24 horas por dia?

Se você pensa em ser ou já é síndico de seu edifício, não se sinta desanimado. Confira o post a seguir e aprenda como melhor administrar seu tempo no exercício da função.

Síndico, parte do tempo deve ser destinada a atender as demandas

De fato, não existe qualquer legislação que obrigue o síndico a ficar disponível ininterruptamente. Entretanto, ele é o representante legal do condomínio e precisa ficar a par das coisas que acontecem no local o mais rápido possível. Portanto, é imprescindível que os candidatos a síndico analisem se serão mesmo capazes de cumprir seus deveres no cargo e atender, ainda que moderadamente, aos anseios e interesses dos outros condôminos no momento em que as divergências e questões surgirem.

Não existe horário ou método perfeito para atender aos condôminos

Quando o síndico também mora do prédio, é importante ter jogo de cintura para que os relacionamentos com os outros condôminos não se tornem conflituosos. Dessa forma, é preciso ter paciência ao estabelecer um horário fixo para fazer o atendimento aos moradores. Pode ser que o período proposto não coincida com o tempo livre de todos os condôminos, gerando insatisfação. Em contrapartida, se o síndico não o fizer, corre o risco de ao retornar para casa após um longo dia de trabalho, ter que lidar com dezenas de chamadas ao interfone ou à campainha. Assim, não consegue descansar e não vai fazer bons serviços — nem como síndico, nem na empresa onde trabalha.

É ideal definir horários de atendimento já na Assembleia de Eleição

Existem algumas boas saídas para lidar com essa situação. Se o síndico fizer constar em ata os dias da semana e os horários que pode atender aos condôminos, já na mesma assembleia em que foi eleito, será mais fácil para todos assimilarem essa informação. É interessante abrir outros canais de contato também, como a criação ou manutenção de e-mail do condomínio, ou ainda a distribuição do número pessoal de telefone celular, se for o caso, para assegurar uma comunicação mais ágil. Pode-se estabelecer também que o zelador ou a empresa que administra o prédio estarão autorizados a cuidar de algumas adversidades ou intermediar certas ocorrências.

Deve-se alertar para o bom uso do livro de ocorrências, mas também deixar claro que em casos extremos ou emergenciais o síndico está disponível para atender tais circunstâncias. Use as áreas comuns, como o salão de festas, sempre que possível para fazer as reuniões e esclarecimentos aos condôminos.

Instalar um quadro de avisos e comunicados pode ajudar

É muito prudente que o síndico faça uso de quadros de avisos ou painéis onde possa pendurar notícias e informações diversas do condomínio. Isso otimiza a comunicação interna já que uma dúvida ou reclamação de determinado morador pode ser a mesma de outros, portanto, um sistema de comunicação coletiva como esse evita múltiplos atendimentos a respeito do mesmo assunto.

Vale frisar que um bom síndico, além de saber ouvir e ter um pouco de flexibilidade de horários, deve estar disposto a atender os condôminos e mediar bem os conflitos entre vizinhos. Procure agir com bom senso para não ter desgastes e evitar conflitos com pessoas com quem você sempre se deu bem.

Conheça o nosso sistema de administração de condomínios que auxilia os síndicos e as chamadas ao mesmo. Saiba mais sobre o Hive.

E então, como tem sido a sua experiência como síndico em seu prédio? Você tem alguma dica para compartilhar com os outros leitores? Deixe seu comentário, assine a nossa Newsletter para receber as novidades e continue acompanhando o nosso blog!